Jaume Plensa - na Galeria Leme

Jaume Plensa - Até 29/09 na Galeria Leme 
 

A Galeria Leme tem o prazer de apresentar a primeira exposição do renomado artista espanhol Jaume Plensa no Brasil. Três obras recentes em grande formato serão expostas, representando uma seleção das principais explorações escultóricas feitas pelo artista da forma humana, através de figuras sentadas e retratos. Estes trabalhos realçam o objetivo de Plensa em unificar individuos de diferentes culturas e tempos,através da conexão da espiritualidade, do corpo e da memória coletiva.

Waves I (2012), retrata uma figura andrógina composta de letras de aço inoxidável, sentada em uma pedra. As letras são de alfabetos de inúmeras linguas, com a intenção de formar uma figura não só anonima mas também universal. Plensa refere-se a estas obras como ‘almas’ para enfatizar sua conexão com uma noção comum da espiritualidade.

Anna (2012) e Paula (2012) são exemplos de suas esculturas de rostos femininos com formas alongadas. As figuras estão de olhos fechados em um estado de contemplação ou sonho. Enquanto Paula foi esculpida em alabastro, material frequente no trabalho de Plensa. Anna é seu primeiro trabalho esculpido em madeira. Apesar de utilizar como modelos jovens conhecidas por ele, estes trabalhos genereralizam uma estetica que é marca registrada de Jaume Plensa. Com suas formas leves, referências específicas de gênero, raça e idade são assim diminuidas.
Galeria Leme - Av. Valdemar Ferreira, 130

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Espalhe mais conteúdo!